top of page
  • icongonya

O Instituto Cultural Congo Nya é o convidado especial do SerrAfrika, evento promovido pelo coletivo mineiro Roots Ativa, que ocorre neste sábado (17). Em Belo Horizonte, o ponto de Cultura apresentará uma versão exclusiva do VII Desfile de Moda Afro – Acenda Sua Chama Tanzânia, no Centro Cultural Vila Fátima, em Belo Horizonte. Na ocasião, Sherwin Morris e Margot Ribeiro, responsáveis pelo instituto, participarão ainda de rodas de conversa e debate sobre a cultura afro-descendente.

Com o objetivo de resgatar a diversidade, a originalidade e a beleza cultural afro-brasileira, o SerrAfriKa apresenta uma programação variada, com shows, oficinas, rodas de conversa, exposições e feira. A entrada é franca, mediante doação de um quilo de alimento não perecível.


As atividades têm início com a abertura da feira com saborosas comidinhas e da exposição “Imagens da quebrada - Identidade, Memória e resistência do Aglomerado da Serra”. A mostra apresenta obras da fotógrafa Simone Moura, com registros da comunidade. Na sequência, será realizada a oficina de Malabares com a Trupe Gaia.

A partir das 10h, ocorre o Papo de Preta, uma roda de conversa que contará com a presença de Margot Ribeiro (Congo Nya), Simone Moura, Milena Badu, Alice Kinast e Hérlen Romão, Pabliene Santana. Às 12h, é a vez de Sherwin Morris (DF), presidente do Instituto Congo Nya, debater A Importância do Pan Africanismo para o Avanço da Comunidade Negra.

Para celebrar a beleza afrobrasileira, às 16h, ocorre o Desfile de Moda Afro - "Acenda sua chama Tanzânia". A ação é uma parceria entre o projeto Preta Linda Sou e o Instituto Cultural Congo Nya, convidado especial para a ocasião. O desfile foi realizado em 19 de novembro, em Brasília, e contará com uma versão exclusiva para o evento mineiro. Com peças exclusivas Black Style, a coleção busca inspiração nas cores e elementos africanos, utilizando estampas e tecidos importados de países como a Tanzânia.

Na área musical, às 14h, oHip Hop em Ação apresentará a Batalha de dança nos estilos: Seven 2,Smoke de Break e Seven 2,Smoke de AllStyle. Já a partir das 18h, será dada a argada para as apresentações culturais. Lucas Rasta(com participação especial Leo Trovão), KainnáTawáe Tambor de Criola Rosa de São Benedito com Paulo Lobato são as atrações.

Serviço: SERRAFRIKA - Evento de Valorização da Cultura Afro Brasileira Data: 17 de dezembro, das 9 as 21h. Local: Centro Cultural Vila Fátima Rua São Miguel Arcanjo, 215 - Belo Horizonte (31) 3277-8193 ENTRADA FRANCA, mediante doação de 1 kg de alimento não perecível. Mais informações: (31) 98327-4471 / 99672-1536 • ativa.roots@gmail.com

  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • Instagram
  • YouTube ícone social
bottom of page