Trabalhando por um amanhã melhor.
Você faz parte dessa história.
Economia e Sustentabilidade
Trabalhando por um amanhã melhor.
AfroExplo - Galeria de Vídeos
Realizado desde 2002, o projeto é organizado pelo Instituto Cultural Congo Nya (ICCN) e tem como objetivo difundir e valorizar a cultura afro-brasileira , a partir das oficinas de capacitação para jovens e diversas manifestações artísticas. O nome é uma junção das palavras Explosão Africana, no sentido de expansão da cultura, educação e tudo que se traz genealogicamente espalhado pelo mundo.
Tudo começou ainda em 2002 com a chegada, em São Sebastião, de membros da Fundação Cultural Congo Nya, da República da Guiana. A partir de então, foi criado o instituto e teve início o projeto de valorização da cultura de afrodescendente e o desfile de moda africana, ainda no Centro de Ensino Fundamental Cerâmica São Paulo de São Sebastião-DF com a participação de alunos da escola. Em 2003 e 2004, o projeto ganhou uma proporção maior e passou a ter visibilidade pública com o nome ''II e III Desfile de Moda Afro com Meninas e Meninos de São Sebastião''. Em 2006, sua nomenclatura foi alterada para ''IV Desfile de Moda Afro''.
VI Desfile de Moda Afro - 2013
Agora é sua vez, Angola! Sob esse tema, a sexta edição do evento promovido pelo Instituto Cultural Congo Nya ressaltou a diversidade cultural presente nesse país africano, reunindo em um espetáculo as cores, ritmos e outras manifestações artísticas como moda e dança.
A programação contou com palestras e performances diversas. Para debater a cultura afrodescendente no Brasil e outros assuntos importantes, estiveram presentes nas palestras personalidades brasileiras como a baiana Jussara Santana, do grupo Aspiral do Reggae, o escritor de literatura infantil africana Fabio Simões e o permacultor urbano Thiago Lopes, e ativistas internacionais como Roy Lucas, professor de inglês da Guiana Inglesa, o grupo de dançarinas angolanas Welwitshias e a representante do Quilombo São Basílio de Palenque, Nataly Cano, da Colômbia.
Nos palcos, Imagem de rua (Gonagas São Sebastião); Diga How (São Sebastião); Black Spin Break (DF); Cacuriá Flores do Cerrado (Congo Nya); Gui Congo e Ataman (DF); Adriana Seixas (DF); Calango Rasta (São Sebastião); Dialeto Sound Crew (DF); Sistah Mo Respect (RJ).