top of page

Ponto de Cultura

 O QUE SÃO  PONTOS DE CULTURA?

 

            Ã‰ a entidade cultural ou coletiva cultural certificado pelo Ministério da Cultura. 

                                     Ã‰ fundamental que o Estado promova uma agenda de diálogos e de participação. Neste sentido os Pontos de Cultura são uma base social capilarizada e com poder de penetração nas comunidades e territórios, em especial nos segmentos sociais mais vulneráveis. Trata-se de uma política cultural que, ao ganhar escala e articulação com programas sociais do governo e de outros ministérios, pode partir da Cultura para fazer a disputa simbólica e econômica na base da sociedade.

 

Esta base social também se amplia para outros segmentos sociais, alcançando os setores médios, em especial a juventude urbana, periférica, universitária, jovens artistas, novos arranjos econômicos e produtivos, toda uma nova economia que vem sendo inventada e experimentada daqueles que encontram no fazer cultural uma alternativa de trabalho, vida e inserção social.

 

Ponto de Cultura Congo Nya

 

Na história do Instituto Cultural Congo Nya há a realização de diversos projetos e ações culturais, dentre elas: oficinas de teatro, informática, percussão, dança negra contemporânea, corte, costuraU, cacuriá, desfiles de Moda Afro, e etc. A partir de todas essas ações, em 2010, pudemos nos tornar Ponto de Cultura. 

 

Estamos falando de Ponto de Cultura, ação prioritária do programa Cultura Viva, realizado pelo Ministério da Cultura, no qual atua como parceiro entre o estado e a sociedade, buscando a potencialização e fomento de iniciativas culturais já existentes.

 

O Programa nos possibilitou melhor capacidade de atendimento à comunidade, tanto na estrutura física da sede do Instituto, quanto em sua estrutura de equipamentos eletrônicos. O que nos garantiu o melhor desenvolvimento das atividades.

 Em 2011 realizamos a adequação do espaço físico da instituição e em 2012 foram oferecidas as seguintes oficinas de percussão, corte, costura e bordado, informática e cacuriá, para jovens e adultos da cidade de São Sebastião-DF.

 

Em 2014 recebemos a segunda parcela, desde então demos continuidade as atividades, onde realizamos oficinas de gravação e edição de áudio, percussão e filmagem e edição de vídeo.

 

 

Agora em 2016 o ICCN está oferecendo oficina de Corte e Costura para mulheres de São Sebastião, oficina  de Filmagem e Fotografia, que acontecerá para o público do  Associação das Trabalhadores Rurais  do Acampamento Tiradentes localizado na zona rural de São Sebastião; e a oficina de Gravação e Edição de Música, na sede do Instituto, para artistas de São Sebastião.

O projeto tem duração de três anos e está em sua última edição.

O ICCN segue acreditando que a melhoria da vida das pessoas depende de capacitação, qualificação e dedicação.

 

Lei Cultura Viva.

 

Em 22 de julho de 2014, a presidenta Dilma Rousseff sancionou a Lei nº 13.018, que institui a Política Nacional de Cultura Viva, simplificando e desburocratizando os processos de prestação de contas e o repasse de recursos para as organizações da sociedade civil.

 

bottom of page