Trabalhando por um amanhã melhor.
Você faz parte dessa história.
Economia e Sustentabilidade
Trabalhando por um amanhã melhor.
AfroExplo - Galeria de Imagens
Realizado desde 2003, o projeto é organizado pelo Instituto Cultural Congo Nya (ICCN) e tem como objetivo difundir e valorizar a cultura afro-brasileira , a partir das oficinas de capacitação para jovens e diversas manifestações artísticas. O nome é uma junção das palavras Explosão Africana, no sentido de expansão da cultura, educação e tudo que se traz genealogicamente espalhado pelo mundo.
Tudo começou com a chegada, em São Sebastião, de membros da Fundação Cultural Congo Nya, da República da Guiana. A partir de então, foi criado o instituto e teve início o projeto de valorização da cultura de afrodescendente e o desfile de moda africana, ainda no Centro de Ensino Fundamental Cerâmica São Paulo de São Sebastião-DF com a participação de alunos da escola. Em 2003 e 2004, o projeto ganhou uma proporção maior e passou a ter visibilidade pública com o nome ''II e III Desfile de Moda Afro com Meninas e Meninos de São Sebastião''. Em 2006, sua nomenclatura foi alterada para ''IV Desfile de Moda Afro''.
Desfile de Moda "AfroExplo" Escola CEF Miguel Arcanjo São Sebastião DF 2021
Resultado do Ensaio Musical do "AfroExplo" dia 19 de novembro de 2021
Bastidores do Desfile de Moda "AfroExplo". Escola CEF Miguel Arcanjo. São Sebastião DF . 2021
VII Desfile de Moda Afro - 2016
Um espaço para celebrar e enaltecer a beleza e a diversidade da cultura afro-brasileira. Com essa proposta, o AfroExplo leva aos palcos do Museu Nacional da República, no Mês da Consciência Negra, o VII Desfile de Moda Afro. Sob o tema “Acenda sua chama Tanzânia”, o evento ocorrerá no dia 19 de novembro e reunirá técnicas de teatro, dança afro e percussão, trabalhadas ao longo das oficinas de capacitação, realizadas pelo Instituto Cultural Congo Nya.
Com uma programação diversificada, o AfroExplo é um projeto social que conta com incentivo do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) do Distrito Federal. A ação também pretende promover a valorização da produção cultural de São Sebastião, exaltando artistas e a população da comunidade. As atividades tiveram início em agosto e chegam ao seu ápice em novembro.
O Instituto Cultural Congo Nya foi o convidado especial do SerrAfrika, evento promovido pelo coletivo mineiro Roots Ativa, que ocorreu no dia 17 de dezembro. Em Belo Horizonte, o ponto de cultura apresentou uma versão exclusiva do VII Desfile de Moda Afro – Acenda Sua Chama Tanzânia, no Centro Cultural Vila Fátima, junto com o projeto Preta Linda Sou, que desenvolve promove moda afro e empoderamento feminino no Aglomerado da Serra. Na ocasião, Sherwin Morris e Margot Ribeiro, responsáveis pelo instituto, participam também de rodas de conversa e debate sobre a cultura afro-descendente.
VI Desfile de Moda Afro - 2013
Agora é sua vez, Angola! Sob esse tema, a sexta edição do evento promovido pelo Instituto Cultural Congo Nya ressaltou a diversidade cultural presente nesse país africano, reunindo em um espetáculo as cores, ritmos e outras manifestações artísticas como moda e dança.
A programação contou com palestras e performances diversas. Para debater a cultura afrodescendente no Brasil e outros assuntos importantes, estiveram presentes nas palestras personalidades brasileiras como a baiana Jussara Santana, do grupo Aspiral do Reggae, o escritor de literatura infantil africana Fabio Simões e o permacultor urbano Thiago Lopes, e ativistas internacionais como Roy Lucas, professor de inglês da Guiana Inglesa, o grupo de dançarinas angolanas Welwitshias e a representante do Quilombo São Basílio de Palenque, Nataly Cano, da Colômbia.
Nos palcos, Imagem de rua (Gonagas São Sebastião); Diga How (São Sebastião); Black Spin Break (DF); Cacuriá Flores do Cerrado (Congo Nya); Gui Congo e Ataman (DF); Adriana Seixas (DF); Calango Rasta (São Sebastião); Dialeto Sound Crew (DF); Sistah Mo Respect (RJ).