Que tal transformar em arte o sapato que você não usa mais? De 04 a 25 de outubro, o Instituto Cultural Congo Nya promove a Campanha de Doação de Calçados - Customizarte. A iniciativa arrecadará sapatos e sandálias masculinos, femininos e infantis, que serão customizados e integrarão a coleção 2016 do AfroExplo - VII Desfile de Moda Afro. Com nova data e local, o evento ocorre no dia 19 de Novembro - Mês da Consciência Negra, no Museu Nacional, e tem como tema “Acenda sua chama Tanzânia”.
Os interessados em participar da ação devem entrar em contato pelo e-mail auxiliar.icongonya@hotmail.com ou pelo telefone 3335-7151. Os sapatos doados receberão uma transformação criativa para serem utilizados pelos modelos no Desfile de Moda Afro. Após o evento, a coleção ficará disponível para venda no site do Instituto. O montante arrecadado será revertido para ações sociais do Ponto de Cultura.
**Tipos de calçados necessários: Sandálias rasteiras, de salto e de couro, plataformas, sapatenis, sapatilhas – masculinas, femininas e infantis. As peças podem ser de tecido e, preferencialmente, coloridas. Numeração: Masculino – 40 a 44 | Feminino – de 35 a 39 | Infantil – 32, 33, 35 e 38.
Sobre o evento - Realizado desde 2003 pelo Instituto Cultural Congo Nya, o AfroExplo promove a valorização da produção cultural local e da cultura afrodescendente. Entre os objetivos da iniciativa, está o enaltecimento da beleza afro-brasileira. Em 2016, as ações do projeto tiveram início em agosto, com a realização das oficinas de capacitação.
A programação segue até 19 de novembro, quando será apresentado o espetáculo de artes integradas como dança, teatro e percussão, além do tradicional desfile de moda com roupas exclusivas black style.
No dia 22, das 14h às 18h, o seminário “As conquistas do povo afro brasileiro nos últimos 500 anos” leva ao campus São Sebastião do Instituto Federal de Brasília personalidades para debater a situação do negro na atualidade. O advogado pan-africanista José Raimundo Bahia, a especialista em Culturas Negras do Atlântico Lia Maria e a professora do IFB Diene Ellen Silva, discorrerão sobre as lutas, vitórias e a história dos afrodescendentes. Já o artista plástico Paulo Dagomé falará sobre Cultura e Resistência no DF.
O projeto também tem a intenção de incentivar o estudo da história da África e a valorização das conquistas já realizadas mundialmente pelo povo africano e seus descendentes. Por isso, um país daquele continente é homenageado com o intuito de aprofundar o conhecimento sobre sua contribuição na história e na atualidade. Neste ano, a nação contemplada foi a Tanzânia.
Instituto Congo Nya - Criada em 2003, na cidade de São Sebastião, a instituição é uma Organização Não-Governamental (ONG), de caráter sociocultural e educativo, que tem como objetivo desenvolver projetos e atividades nas áreas de educação, artes, esportes e, sobretudo, zelar pela valorização da cultura afrodescendente.
Ao longo de 2016, o instituto já promoveu a Oficina de Corte e Costura, ministrada pela costureira Olindete De Santana Quinto (Deth), que capacitou mulheres da região administrativa de São Sebastião, a Oficina de Filmagem e Fotografia, orientada por Cristiano Ferreira e Silva, que resultará em um documentário sobre o tema Pertencimento, realizado por alunos do Acampamento Tiradentes.
Já o workshop de Gravação e Edição de Música, com Ariel Haller, promoveu capacitação de jovens em São Sebastião e na Unidade de Internação de São Sebastião (UISS). Em 72 horas de aulas, foram abordados conteúdos como captação, edição, mixagem e masterização de som. O resultado das produções das oficinas será lançado em uma coletânea com 14 faixas de artistas da região, contemplando vários estilos musicais, reggae, rap, samba, entre outros, no dia 15 de novembro, durante o aniversário do Instituto Cultural Congo Nya.
Serviço: Customizarte – Doação de Calçados Data: De 04 a 25 de outubro. Contato: auxiliar.icongonya@hotmail.com ou (61) 3335-7151 Sede do Instituto: Quadra 104, conj. 9, lt.7 – São Sebastião. Mais informações: icongonya.wix.com/congonya