Ontem dia 19 de maio de 2018, o Ponto de Cultura Congo Nya em parceria como IFB Instituto Federal de Brasília campos São Sebastião marcaram presença no aniversario em comemoração dos 272 anos de luta e existência do Quilombo Mesquita localizado na Cidade Ocidental-GO.
Esse Quilombo teve inicio com três escravas alforriadas da escravidão: Maria Abadia, Martinha Pereira Braga e Maria Pereira Dutra que lutaram para que seus descendentes hoje pudessem ter diretos a moradia e terra. Hoje a comunidade é conhecida pela a produção do Marmelo e por suas manifestações culturais.
O objetivo da visita foi levar uma oficina de costura para as mulheres da comunidade e a realização de uma entrevista como os moradores para à pesquisa- Ancestralidade e cultura: a trajetória do povo afrodescendente em São Sebastião-DF pesquisadora Marcolina de Oliveira Ribeiro (Margot) (Graduanda em Letras/ IFB) sobre a Orientação da professora Diene Ellen Tavares da Silva (Docente em Sociologia /IFB). A pesquisa pendente investigar a história e as práticas culturais do povo afrodescendente em São Sebastião-DF a partir das narrativas dos seus moradores, associações culturais afro e órgãos governamentais da cidade.
Agradecimentos
As estudantes de Letras língua portuguesa (IFBSS), Elizangela Quezia, Thaís Martins, Talita Estevam que contribuíram imensamente para o bom desenvolvimento do trabalho de campo.
A oficineira Dete Quinto que levou seu conhecimento da costura para as mulheres.
Finalizando agrademos a todos do Quilombo Mesquita pela maravilhosa recepção em especial ao professor Manoel Barbosa Neres, a coordenadora Sandra, Célia Braga e todos.
Jah Bless!